Se a sua alma empreendedora deseja expandir os horizontes e realizar vendas pela internet, certamente já pensou em abrir um e-commerce, certo?
Claro que vender em canais como WhatsApp, Instagram e Facebook podem ser um diferencial. Afinal, alguns concorrentes ainda não migraram para o digital por terem se acomodado a clientela “de sempre”. Mas se você quer aumentar ganhos, montar uma loja virtual pode ser seu futuro de sucesso! Para facilitar sua vida, aí vão alguns primeiros passos para você montar seu e-commerce. Também separamos esse vídeo sobre como montar um e-cmmerce do zero, do canal E-Commerce na Prática.
1 -Escolha o domínio e hospedagem
É recomendado que verifique se o nome do seu negócio já existe e está reservado para uma outra pessoa na internet. Cheque no https://registro.br/ se o endereço que você quer utilizar está disponível. A montagem de um e-commerce depende de um provedor de hospedagem e aqui vale uma outra dica: a maioria deles já inclui o domínio do site no plano.
Após escolher o seu endereço é a hora de montar as páginas!
Lembrando que essa etapa deve sempre ser realizada com cuidado, já que com a disposição correta dos elementos a conversão dos cliques pode ser maior ou pior. Para isso, escolha um layout leve, mas que preserve a identidade da marca.
2 – Planeje a sua operação
Não é só porque está na internet que não vai ter trabalho, certo? Procure trabalhar a organização dos processos para garantir um fluxo de trabalho contínuo, desde o pedido até a entrega. Garantir qualidade no processo agrega valor ao seu site e consequentemente mais negócios.
Por exemplo: quando recebo um pedido, quais serão meus passos? A entrega já está “desenhada” ?
Pense bem na operação, planejamento reduz a probabilidade de erros.
3 – Estude e avalie os métodos de pagamento
Antes de tudo, pense na segurança do seu cliente. Quais métodos e operadoras de pagamento transparecem segurança ao seu cliente? Quais são mais fáceis de você resolver adversidades como estornos e outros problemas que certamente podem vir a acontecer como em qualquer loja física acontece. Busque facilitar ao máximo as opções de pagamento para que o cliente não abandone o carrinho.
Consideramos que estes são passos importantíssimos para sua jornada como dono de um e-commerce. Gostou?