Sentir-se culpada é uma das sensações mais comuns entre mães que trabalham e querem passar mais tempo com os filhos. Claro que você quer ter um negócio de sucesso e, ao mesmo tempo, poder acompanhar sua família de perto.
Conheça as 3 ferramentas que irão otimizar a sua rotina!
O empreendedorismo se tornou um dos termos mais falados e comentados nos últimos tempos. A possibilidade de fazer seu próprio horário e ser dono do próprio negócio com certeza levou muitos brasileiros e brasileiras a investirem em seus sonhos.
Além do cenário de crise, que pode ter aumentado essa iniciativa, a chance de poder fazer um negócio do seu jeito e investir em suas ideias atraiu muitas pessoas. Mas hoje estamos aqui para ajudar as mulheres que decidiram empreender ao mesmo tempo que enfrentam a dificuldade da dupla jornada.
Segundo a Rede Mulher Empreendedora cerca de 52% dos negócios no país são comandados por mulheres. E se você está lendo esse post é porque com certeza você conhece uma!
E você bem sabe que nem tudo são flores.. entre as principais dificuldades está o acesso a ferramentas de tecnologia, organização e finanças.
Botar a cara no sol, acreditar nas suas ideias e lançar seu produto pode parecer uma tarefa assustadora (e é mesmo!) mas reunimos aqui algumas dicas para facilitar esse caminho. Confira:
1- Mães Protagonistas
Para as mães que querem montar seu negócio, mas não sabem por onde começar, o site Mães Protagonistas pode ser um bom ponto de partida.
Criada pela empreendedora Priscila Matos, a iniciativa foca em ações de marketing digital, marketing de relacionamento e planejamento estratégico para empresas. A imersão é feita com palestrantes de todas as áreas que compartilham suas experiências. Os temas vão desde construção de autoridade, liderança feminina até moda, uso de mídias sociais, lançamento de produtos e contabilidade.
100% online e totalmente gratuito, as vagas da imersão são limitadas e possuem lista de espera.
2 – EcossisteMães
EcossisteMães é uma mentoria focada em iniciar ou alavancar empreendimentos, com a direcionamento semanal.
Tudo é feito com acompanhamento estratégico e uma metodologia para cada etapa de crescimento, focando sempre na profissionalização do empreendimento. Afinal, tendo foco em como fazer o trabalho sem se perder no meio de tantas informações é essencial para que você tenha tempo para o que realmente importa.
Quer conhecer história de outras mulheres que tiveram o mesmo trajeto que o seu e foram influenciadas pelo empreendedorismo?
O EcossisteMães criou a Revista Mães Protagonistas que compartilha a história de mulheres reais que decidiram juntar a maternidade com o desafio de criar o seu próprio negócio.
2– B2Mamy | Brasil
A B2Mamy é uma aceleradora de startups que tem como lema “mães líderes e livres economicamente”. A empresa surgiu depois das sócias perceberem que muitas mulheres que se tornam mães têm dificuldade para retornar ao mercado de trabalho e, muitas vezes, optam por empreender.
A ideia principal da empresa é levar equilíbrio entre o mundo profissional e a criação dos filhos. A grande sacada da B2Mamy é perceber o grande problema enfrentado por mulheres é a dificuldade em lidar com novas tecnologias, mídias sociais e inovações.
A partir daí a empresa começou uma série de cursos (presenciais e online) para capacitar o acesso a tecnologias e gerenciamento de redes sociais, assim como plataformas de e-commerce. O empreendimento deu tão certo que conta até com apoio do Google!! Toda a capacitação é ágil para que os projetos entrem em ação.
Entendeu agora porque é uma aceleradora?
3- Compre das Mães
Para mostrar essa opção primeiro temos que falar da Maternativa. Essa rede surgiu em 2015 como um grupo de Facebook para mães que empreendem e com o objetivo de trocar dicas sobre conciliar o trabalho e filhos. A partir daí a rede só cresceu e as criadoras do grupo perceberam que não estavam só nesta situação.
Além disso encontraram um nicho para empreender e que proporcionaria a mistura entre empreendedorismo e maternidade.
A rede cresceu com foco na elaboração de encontros presenciais e apoio emocional entre mães. Segundo a empresa sua ação se baseia em 5 pilares:
- Networking: conectar mulheres para troca de negócios e mercado de trabalho;
- Formação: promoção de formação de conhecimento, workshops e palestras;
- Visibilidade: estimulação da economia consciente e empreendedorismo materno;
- Consultoria: oferecem suporte para empresas que querem acolher suas funcionárias que são mães;
- Causa: transformar a realidade materna.
Segundo o próprio site da rede mais de 24000 mulheres já foram impactadas direta e indiretamente em cerca de 50 encontros . O impacto e crescimento da rede foi tão grande que em 2019 foi selecionada pelo Facebook como a comunidade de maior impacto no mundo e recebeu 50 mil dólares para investir nos projetos.
Agora você me pergunta: como tudo isso pode me ajudar?
Percebendo a dificuldade do seu público em utilizar plataformas de venda a Rede Maternativa criou o Compre das Mães um e-commerce apenas para mães empreendedoras criado no início de 2020. A plataforma foi feita para facilitar ao máximo o uso de suas clientes além de possibilitar o acesso a produtos oferecidos por mães de todo o país. Assim que um consumidor se interessa pelo produto ele preenche as informações que o site pede e uma mensagem automática é enviada diretamente para o WhatsApp da fornecedora.
Quer mais uma boa notícia? A plataforma é de graça!! Você vai ter acesso a um site pessoal, vitrine de vendas e contato direto com interessado pelo WhatsApp sem ter que pagar para utilizar o serviço.
Me diz se isso não é o que toda mãe empreendedora procura?